A Sociedade Latino-americana de Hematopatologia (SOLAHP) reúne médicos patologistas com atuação em diagnósticos da área de hematopatologia na região da América Latina.
Os objetivos da entidade são:
- Fomentar espaços formativos para os médicos patologistas atuantes nessa área;
- Promover a cooperação e a colaboração técnica e científica entre os diferentes países da América Latina e desses países com centros internacionais de pesquisa;
- Reconhecer a realidade da patologia, em especial da hematopatologia, nos países latino-americanos;
- Organizar encontros científicos, com destaque ao congresso a entidade, visando difundir conhecimentos da área, com intensa participação de convidados internacionais.
O Congresso Latino-americano de Hematopatologia chega a sua terceira edição. Suas origens provêm de encontros e cursos inicialmente realizados no México, com participação de professores da Europa, sobretudo da Dra. Leticia Quintanilla-Fend, médica patologista mexicana, que hoje atua na Alemanha, sempre grande entusiasta da necessidade de maior união dos patologistas da América Latina.
Conforme o site da nossa instituição, atualmente, a SOLAHP reúne aproximadamente 170 sócios de 20 países diferentes. A Sociedade tem apoio científico da Sociedade Europeia de Hematopatologia que, bienalmente, também organiza evento internacional, reconhecido como um dos principais e mais aguardados da área.
O nosso evento, na América Latina, propicia a chegada dos conhecimentos mais recentes, discutidos, por exemplo, no evento europeu, ao público latino. A América Latina é plural, diversa, tanto em cultura, como em recursos.
A Sociedade Latino-Americana de Hematopatologia é braço de apoio fundamental para a execução da boa prática médica, uma vez que contribui para formação e atualização dos médicos patologistas do continente, sendo fonte confiável, atual e acessível de educação continuada.
Vale destacar, também, que pela sociedade pelo menos dois estudos de cooperação internacional entre países latino-americanos e a Alemanha já foram executados e publicados. Ou seja, somos sociedade científica de credibilidade e atuante visando unir as possibilidades dos diferentes centros de pesquisas em prol do diagnóstico assertivo, do reconhecimento etiopatogênico das doenças e, certamente, visando contribuir para definições terapêuticas e prognósticas cada vez mais personalizadas.